10.04.2019

Entenda a importância da meditação! E que tal começar?

Há uns dias atrás, publicamos aqui que íamos começar o desafio de 21 dias da meditação com a Rafa, do @essenciajf. Eis que voltamos pra contar como foi nossa – incrível – experiência. Quem tá aqui hoje sou eu, Camila. E acredito que falo pela Ana também, na maioria das coisas.

E a principal pergunta é: pq meditar? Vamos responder tudo com base na nossa experiência, tá bem?

A meditação nos trouxe e, acredito que ainda vai trazer, vários benefícios! Podemos lidar com nossas dificuldades pessoais, ansiedades, stress, buscar nosso equilíbrio mental e, além disso, passamos o dia mais dispostas a tudo! Trabalhar, praticar atividades físicas, ler, estudar – e mais um tantão de coisas que você pode mentalizar e vai te trazer calma nesse momento.

Cada dia é um desafio diferente. A princípio, é um pouco difícil concentrar na nossa respiração (que é o principal foco que temos que ter – a nossa respiração) sem que os turbilhões de pensamentos invadam nossa mente. A ideia é: agradecer por eles existirem, e, voltar à concentração da meditação. Respirar e buscar lá no fundinho o seu desejo, seu propósito, seu amor, seu perdão.

Tornar a meditação um hábito é tão difícil quanto qualquer outra coisa que começamos a fazer e que não estamos acostumados. É tudo uma questão de tempo e de força de vontade! Vivemos nossa rotina tão corrida que mal temos tempo pra parar e pensar na nossa saúde mental, física e espiritual, não é mesmo? 10 minutos por dia foi, sem dúvidas, o suficiente pra fazer as outras horas do meu dia bem melhores.

O desafio que mais mexeu comigo, foi o desafio do perdão. Digo isso, porque sou uma pessoa que lembra de tudo com cada detalhe (pra não dizer rancorosa). E lembrar de algum momento que nos magoou, sempre dói tudo de novo. Mas desta vez foi diferente: eu precisei buscar esse momento e perdoá-lo. Trabalhar na minha mente que o passado é passado, e nada vai acrescentar no meu futuro ficar buscando o que já passou! Além disso, antes de perdoar o que alguém fez, perdoar a nós mesmos. Sempre.

Quero continuar a prática da meditação. Me concentrar cada vez mais, poder trabalhar minha mente, meu corpo, meu pensamento. Parar de agir por impulso e me tornar protagonista das minhas próprias decisões – li essa frase de efeito em algum lugar, quem dera se fosse minha!

Gratidão, Rafa! @essenciajf

Veja mais