5.11.2024

Vamos falar sobre os comentários desanimadores na maternidade?

“Espera porque piora.”
“Nunca mais você vai dormir.”
“Seu corpo já era.”
E por aí vai…

Recentemente, recebi um áudio de uma amiga querida do Ig. Ela comentou que as mensagens que eu enviava eram sempre tão positivas, e que ela estava com preguiça das pessoas que só trazem notícias desanimadoras.

E, sinceramente? Que verdade!  

Meu Deus, como as pessoas — e aqui vou destacar que muitas vezes são mulheres e mães — têm essa mania de compartilhar mensagens desanimadoras durante a gestação e o parto. Sério: PAREM.

A maternidade real não é só maravilhas, mas também não é o apocalipse não, meu povo.

Não estou aqui para romantizar, dizendo que a gestação, o parto e a maternidade são um mar de rosas — longe disso. Mas também não é necessário ser a mensageira do apocalipse para uma mulher que já está carregando tantos medos. Quando decidi tentar um parto vaginal (logo coloco meu relato aqui, prometo), ouvi de amigas próximas coisas como “você não vai aguentar a dor” ou “quero ver se você consegue“. Sim, dói — ninguém está iludida quanto a isso. Mas esses comentários não me ajudaram em nada.

O que realmente fez a diferença foi o apoio da minha médica incrível — um beijo, Maira! Ela me orientou sobre a dor e o que eu enfrentaria, mas também me encorajou a viver a experiência que eu havia escolhido – inclusive vale acompanhar o perfil da gata que é muito perfeito aqui .

Importante ressaltar: em nenhum momento ela subestimou a dor ou fingiu que eu não ia passar por isso. Pelo contrário, ela me preparou para o que viria, me ajudando a entender o processo. Mas ela fez isso sem me assustar ou desanimar.

Então, você aí, do outro lado da tela, antes de falar com uma gestante, uma mãe, ou qualquer pessoa, pare e pense se o que você vai dizer realmente acrescenta algo na vida dela ou se é apenas para reafirmar suas próprias experiências. De verdade.

Inclusive, viciada em relatos de parto que sou, estou super aberta a ouvir vocês. Vamos compartilhar nossas experiências e auxiliar de fato outras mulheres?

E me contem também o que vocês acham sobre as mensagens que recebemos na maternidade? Compartilhe sua experiência nos comentários!

E um beijo especial para a Amanda, que me inspirou a escrever sobre isso.<3

Veja mais